segunda-feira, 28 de junho de 2010

Câmara paulistana vai ter mudanças com eleições

Embora as eleições de vereador só ocorram em 2012, a Câmara Municipal de São Paulo certamente vai sofrer mudanças a partir de outubro deste ano. Se não bastassem os vários candidatos a deputado estadual ou federal que podem trocar o legislativo paulistano pela Assembléia ou pela Câmara dos Deputados, há dois vereadores que serão suplentes de dois dos principais candidatos ao Senado Federal.

O presidente da Câmara de São Paulo e líder do chamado Centrão, vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR), será suplente da candidata petista ao Senado, a ex-prefeita Marta Suplicy. Já o peemedebista Antonio Goulart também ocupa a suplência do ex-governador Orestes Quércia na disputa como senador.

A preocupação de ambos é garantir que, ainda que Marta e Quercia sejam eleitos ao Senado, e mesmo que, suplentes, assumam provisoriamente a vaga de senador (na eventualidade de uma licença dos titulares), eles não percam o mandato de vereador.

Manobra neste sentido já está em operação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mas é improvável que seja aprovada em plenário; até porque depende de legislação específica em âmbito federal.