quarta-feira, 7 de abril de 2010

Soninha retoma roteiro pelo interior de São Paulo

Após deixar o cargo de subprefeita da Lapa, atendendo às regras da legislação eleitoral para os pré-candidatos, Soninha Francine retoma o roteiro de atividades pelo interior de São Paulo com uma viagem a São Carlos e Campinas, nesta quarta-feira.

Na Lapa, quem responde agora pela Subprefeitura é Carlos Fernandes, presidente municipal do PPS, morador da região e ex-Coordenador de Administração e Finanças daquela Subprefeitura. Também foi mantida toda a equipe que realiza há cerca de quinze meses um trabalho bem avaliado nos seis distritos que compõem a Sub Lapa.

Palestra

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP promoverá palestra com Soninha Francine, nesta quarta-feira, dia 7 de abril, às 14 horas.

No evento, Soninha vai falar sobre suas experiências como comunicadora, política, escritora e, em particular, seu trabalho junto aos jovens.

Quem é Soninha

Sonia Francine Gaspar Marmo estudou cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Entre 1990 e 2000 trabalhou na MTV, onde exerceu as funções de produtora, coordenadora de produção, redatora, diretora de programas e apresentadora. Ajudou a desenvolver, entre outros, um programa semanal de debates, o "Barraco MTV", que reunia em torno de uma mesa pessoas de perfis bem diferentes.

De julho de 2000 a novembro de 2001, criou e apresentou na TV Cultura o programa "RG", dirigido ao público jovem e que falava de política, cidadania, meio ambiente, arte, cultura, educação etc. De 2000 a 2004, também forneceu conteúdo para a área jovem da America Online. Desde 1999 faz parte da equipe de apresentadores e comentaristas da ESPN-Brasil e até sua nomeação para a Subprefeitura, escreveu uma coluna semanal no caderno de esportes da Folha de São Paulo.

Durante dois anos, foi comentarista de futebol do sistema Globo/CBN de rádio. Em 2005 e 2007, foi escolhida, por votação na internet, a "melhor comentarista esportiva" no Prêmio Comunique-se.

Também assina colunas na revista mensal "Vida Simples" e escreve no site da MTV. Há pouco mais de um ano, edita um blog na Folha Online e, durante o ano de 2007, fez parte do programa "Saia Justa", da GNT. Escreveu o livro – "Por Que Sou Budista".

Em 2005, junto com Raí e Milly Lacombe, lançou o livro "Para Ser Jogador de Futebol", pela mesma editora. Pela editora Papirus lançou "Tipo Assim, Adolescente", relato de um diálogo entre ela e o psiquiatra Jairo Bouer.

Em 2004, elegeu-se vereadora em São Paulo, com 50.989 votos. Em 2006, foi candidata a Deputada Federal, obteve 44.953 votos e não se elegeu. Em 2008, disputou a prefeitura pelo PPS. Obteve pouco menos de 297 mil votos e foi a quinta candidata mais votada.

O evento acontece no Auditório Jorge Caron (Av. Trabalhador são-carlense, 400).