terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ô Paulistano, tá me ouvindo????

A Câmara Municipal de São Paulo promoveu nesta terça-feira, 23 de fevereiro, uma "reunião de integração" entre a recém-criada Diretoria de Comunicação Externa e assessores de comunicação dos 55 vereadores paulistanos. A nova Diretoria vem se somar ao Centro de Comunicação Interna, à TV Câmara, ao site da Câmara e à assessoria de imprensa da Câmara. Haja Câmara!

Você entendeu? Não, nem eu. Nem ninguém. Os próprios vereadores não sabem ao certo o que é esta Diretoria de Comunicação Externa, que foi aprovada às pressas no fim de 2009. Traduzindo em miúdos (ou graúdos, no caso, já que o custo anual aos cofres públicos será de R$ 18 milhões): a Câmara vai contratar uma agência de publicidade para tentar melhorar a imagem dos nobres edis.

Para tanto, criou a tal Diretoria, um cabidão de emprego que tem como tarefa formal administrar a conta publicitária da Câmara e passar o briefing para a agência que será contratada.

Só por acaso, a idéia é do vereador Dalton Silvano, presidente do Sindicato dos Publicitários, e o novo departamento tem como diretor seu ex-chefe de gabinete, Emílio Ivo Ulrich, e como subdiretora a sua assessora de imprensa, Cecília Coutinho. Completam o departamento profissionais indicados pelos vereadores Paulo Frange e Milton Leite. Experiência na área? "Ex-produtores de programas da Rede TV", segundo Ulrich. Ah, bom!

Propaganda institucional

A necessidade de investimento em Comunicação Externa, segundo os publicitários Ulrich e Silvano, é justificada pelo desconhecimento da população sobre o funcionamento da Câmara, fator que teria levado à péssima avaliação da Casa. Em recente pesquisa do Ibope, contratada pelo Movimento Nossa São Paulo, a Câmara é a instituição com menor credibilidade do paulistano.

Como contrapor essa péssima avaliação? Fazendo propaganda de massa, já que a imprensa só divulga notícias negativas da Câmara. Brilhante idéia! Para Dalton Silvano, é importante divulgar as leis aprovadas. Um critério proposto? "Podemos divulgar 55 leis, uma de cada vereador". Genial!

O diretor Ulrich teve outro insight: "Vamos aproveitar o dia 1º de Maio e divulgar que o nosso Plenário é denominado 1º de Maio", exemplifica. Como é que ninguém pensou nisso antes?

Não foi dita nem uma só palavra sobre o fato de 24 vereadores terem o mandato cassado pela Justiça por irregularidades na arrecadação de recursos, incluindo o presidente Antonio Carlos Rodrigues (PR), o próprio Dalton Silvano (PSDB) e parte da bancada do PT.

Só para registrar: o líder do PPS na Câmara, vereador Claudio Fonseca, foi o único a registrar sua posição contrária à criação da Diretoria de Comunicação Externa e ao gasto com publicidade.

Além do humor involuntário da Câmara, veja também:

Vinheta do Pânico: Não entendi o que ele falou!

Vinheta do Pânico: Ô Adriano, tá me ouvindo?