terça-feira, 11 de agosto de 2009

Soninha atinge 17% de votos para o Governo de SP

Pesquisa eleitoral encomendada pelo PSDB para o Governo do Estado mostra que o ex-governador Geraldo Alckmin é disparado o favorito para 2010, mas também registra o extraordinário crescimento da candidatura da ex-vereadora paulistana Soninha Francine, que atingiria quase 17% dos votos válidos se a eleição fosse hoje.

A sondagem tucana também aponta o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) como único aliado ao governo federal competitivo na disputa contra os tucanos pelo Palácio dos Bandeirantes.

Alckmin é o vencedor em cada um dos 13 cenários de primeiro turno apresentados na pesquisa. O desempenho do tucano chega a alcançar 64,31% dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos). O secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, outro nome cotado para disputar o governo paulista pelo PSDB, tem desempenho mais fraco. No melhor cenário, quando Alckmin não aparece, Aloysio chega a 5,48% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opinião, entre os dias 12 e 19 de julho. Foram aplicados 1.245 questionários em todo o Estado. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais.

No cenário sem a candidatura de Alckmin, Ciro Gomes chega a 58,23% dos votos válidos, se o candidato tucano fosse Aloysio - é nessa simulação que o secretário da Casa Civil apresenta seu melhor desempenho (5,48%).

Nesta hipótese, o candidato petista seria o ex-ministro da Fazenda e deputado Antonio Palocci Filho, que chega a 15,87% dos votos válidos, mas perde para a subprefeita da Lapa, Soninha Francine, candidata do PPS, que alcança 16,92% dos votos válidos.

Ver Soninha na frente dos candidatos petistas não tem preço. Para todo o resto existe Mastercard. Ou dólar na cueca. Ou propinoduto. Ou atos secretos do Senado... :-)