domingo, 28 de junho de 2009

PPS une Serra, Soninha, Kassab, Alckmin e Aloysio

Com um ginásio lotado por representantes de cerca de 300 municípios, muita festa e um posicionamento político claro e objetivo, que garantiu a eleição da sua nova direção paulista por unanimidade, o PPS realizou o seu Congresso Estadual neste sábado, 27 de junho, no município de Jaguariúna.

O evento foi prestigiado pelo governador de São Paulo, José Serra; pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM); pelo secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; pelo secretário estadual da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira; e pelo líder do PSDB na Câmara dos Deputados, José Aníbal.

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, defendeu abertamente a candidatura de José Serra à Presidência da República em 2010 e revelou que o partido vai se empenhar para que o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), seja o candidato a vice-presidente.

Em linhas gerais, cabe ao PPS neste Bloco Democrático e Reformista, composto pelos partidos de oposição ao governo federal, ser uma alternativa de esquerda para implantar verdadeiramente a "mudança" que o PT propôs mas não executou nos dois mandatos de Lula.

"Veja que o PT sempre criticou as oligarquias, por exemplo, e hoje no poder ressuscita na sua base de apoio dois ex-presidentes que são exatamente os maiores expoentes dessa forma de governo, como são Collor e Sarney", lamenta Freire.

Além de integrar nacionalmente o bloco de oposição, o papel do PPS nos estados será apresentar candidaturas viáveis e representativas do partido para governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Em São Paulo, os presidentes do partido no Estado (Davi Zaia) e no município (Carlos Fernandes) já cogitam o lançamento da candidatura de Soninha Francine ao Governo do Estado, repetindo a bem-sucedida iniciativa do PPS paulistano na eleição municipal. Soninha atinge 11% de intenções de voto do eleitorado paulista, segundo a última pesquisa do Datafolha.

A formação de chapas competitivas para reforçar a representação do PPS no Congresso Nacional e a necessidade de ter o partido organizado, coeso e dinâmico em São Paulo foi o destaque do pronunciamento dos deputados federais Arnaldo Jardim e Dimas Ramalho, e do vereador paulistano Cláudio Fonseca.

Mereceu elogio ainda a atuação do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (PPS), pela organização do Congresso e pela receptividade às centenas de delegados, militantes e convidados do partido.