sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Veja o perfil de Soninha Francine

SONIA FRANCINE GASPAR MARMO

Idade: 41 anos (São Paulo, 25 de agosto de 1967)

Formação: Magistério no segundo grau (Colégio Santana)

Proficiency em inglês (exame de Cambridge)

Cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP

Eleições disputadas: 3 (2004, 2006 e 2008)
para vereadora pelo PT em 2004 (eleita);
para deputada federal pelo PT em 2006 (não eleita);
para a Prefeitura de São Paulo pelo PPS (terminou em 5o. lugar)

Principais atividades profissionais: trabalhou como professora de educação infantil e professora de inglês na Cultura Inglesa; exerceu muitas funções na MTV, onde ficou quase dez anos (redatora, diretora, coordenadora de produção, apresentadora); trabalhou também na TV Cultura, Rádio Globo/CBN, America Online, GNT, Folha de São Paulo e é apresentadora da ESPN-Brasil.

Estado civil: divorciada

Filhas: Rachel Marmo Azzari - 24 anos
Sarah Marmo Azzari - 21
Julia Terra Saula - 11

Sonia Francine Gaspar Marmo, a Soninha, fez magistério no 2o. grau(atual Ensino Médio) e estudou cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Entre 1990 e 2000 trabalhou na MTV, onde exerceu as funções de produtora, coordenadora de produção, redatora, diretora de programas e apresentadora. Ajudou a desenvolver, entre outros, um programa semanal de debates, o "Barraco MTV", que reunia em torno de uma mesa pessoas de perfis bem diferentes (como o Ministro do Meio Ambiente e um catador de sucata) e com a participação ao vivo dos espectadores.

Em julho de 2000 aceitou convite da TV Cultura para criar um programa para jovens. Até novembro de 2001, apresentou o "RG", que falava de política, cidadania, meio ambiente, arte, cultura, educação, etc. De 2000 a 2004, também forneceu conteúdo para a área jovem da America Online.

O trabalho em mídia jovem lhe rendeu o título de "Jornalista Amiga da Criança", concedido pela Fundação Abrinq a profissionais de mídia identificados com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Além disso, desde 99 faz parte da equipe de apresentadores e comentaristas da ESPN-Brasil e escreve uma coluna semanal no caderno de esportes da Folha de São Paulo.

Durante dois anos foi comentarista de futebol do sistema Globo/CBN de rádio. Em 2005 e 2007, foi escolhida, por votação na internet, a "melhor comentarista esportiva" no Prêmio Comunique-se.

Também assina colunas na revista mensal "Vida Simples" e escreve no site da MTV.

Há pouco mais de um ano, edita um blog na Folha Online e, durante o ano de 2007, fez parte do programa "Saia Justa", da GNT.

A convite da editora Jaboticaba, e screveu o livro – "Por Que Sou Budista". E, em 2005, junto com Raí e Milly Lacombe, lançou o livro "Para Ser Jogador De Futebol", pela mesma editora. A editora Papirus lançou "Tipo Assim, Adolescente", relato de um diálogo entre ela e o psiquiatra Jairo Bouer.

Em 2004, elegeu-se vereadora pelo PT em São Paulo, com 50.989 votos.

Em 2006, foi candidata a Deputada Federal pelo PT. Obteve 44.953 votos e não se elegeu.

Em 2008, disputou a prefeitura pelo PPS. Obteve cerca de 297 mil votos e foi a quinta candidata mais votada (atrás de Kassab, Marta, Alckmin e Maluf).