quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ciclista morre atropelada na Avenida Paulista

A morte de uma ciclista em plena Avenida Paulista, nesta quarta-feira, 14 de janeiro, trouxe à tona mais uma vez o tema do transporte alternativo, que em 2008 foi recorrente graças à campanha de Soninha Francine (PPS) à Prefeitura de São Paulo.

A ciclista Márcia Regina de Andrade Prado, 40, morreu atropelada no fim da manhã de ontem na avenida Paulista. O corpo dela só foi retirado quatro horas depois. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o motorista de um ônibus não viu a ciclista e passou com a roda traseira direita sobre Márcia, que morreu na hora.

A vítima era ativista no uso de bicicletas como forma de melhorar o trânsito e a qualidade do ar da cidade. Ela pedalava em grupo e escrevia em listas de discussão on-line sobre o tema. Em uma das mensagens, do último domingo, ela diz que seria "interessante" se carros fossem o transporte alternativo, e não as bicicletas.

Para o presidente do Clube dos Amigos da Bike, Sérgio Augusto Affonso, o caso representa a briga por espaço que os ciclistas enfrentam diariamente. Ele diz que, na Paulista, os ciclistas usam a segunda faixa; a primeira é de ônibus e a terceira, de carros e motos.

Reveja aqui algumas matérias sobre o tema das bicicletas publicadas na época da campanha de Soninha à Prefeitura.